Possui duração de dois anos e é de acesso direto – ou seja, não tem outra área como pré-requisito. Os programas de residência médica são tutorados por supervisores e preceptores, os quais fazem parte do Corpo Clínico do HSI. https://pastebin.pl/view/7344c6ac , o hospital conta com programas de Residência Médica para 15 áreas, com bolsas financiadas pela Secretaria de Saúde da Bahia .
- A ginecologia é a área que cuida dos sistemas reprodutivos femininos, incluindo o ciclo menstrual, prevenção de vários tipos de câncer e doenças ginecológicas.
- Após a realização da PNA, o site da Administração Central do Sistema de Saúde abre, em período específico, um prazo para as escolhas dos hospitais onde se tem interesse em realizar a Formação Geral.
- A residência em Ginecologia e Obstetrícia é de acesso direto e possui três anos de duração.
- Carisma e uma boa relação com o paciente é fundamental para se sair bem.
- A residência costuma ter uma carga horária tranquila, e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal do dermatologista já titulado é um ponto positivo.
A primeira foi a aprovação no Exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul , enquanto a segunda consistiu na Análise e Arguição de Curriculum Lattes, realizada por profissionais do Tacchini relacionados ao programa. O corpo docente é formado por preceptores, mestres e doutores que supervisionam por ano cerca de 200 residentes e profissionais médicos de todo o Brasil, realizando cursos de qualificação. Os estudantes contam, além da estrutura hospitalar, com o Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene , um espaço exclusivo para aulas expositivas e realização de seminários e palestras. Melhores especialidades médicas também acompanha as tendências que prometem ditar a nova realidade da área da saúde. Melhores especialidades médicas para ter um futuro sustentável na profissão.
O Que É Preciso Saber Antes De Iniciar Uma Residência Médica

Você também pode atuar em clínicas, hospitais, emergências e diversos outros contextos, dependendo dos seus interesses e competências desenvolvidas ao longo do curso. Na residência em Cirurgia geral, você vai adquirir todos os conhecimentos necessários para a realização das cirurgias, desde a preparação do local, instrumentos utilizados, manejo do paciente até o procedimentos pós-cirúrgicos. Além disso, vai aprender sobre cirurgia em todos os sistemas do corpo humano, assim como em diversos contextos, como o caso de emergências. A Cardiologia tem duração de 2 anos, nos quais você vai adquirir diversos conhecimentos sobre esse órgão e área de atuação, assim como as subáreas da Cardiologia, como transplantes, Cardiopatia, pós-operatório de cirurgias cardíacas, reabilitação, entre outras.
Programa E Metodologia
Apenas a graduação em medicina não é suficiente para receber esse título. A residência em clínica médica é uma especialidade generalista, que tem a atenção básica como sua grande aliada. Isso porque a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia. Envolve muito contato pessoal e um relacionamento longitudinal com os pacientes – pois várias das doenças cardiovasculares são crônicas. Quem pretende escolher a cirurgia como pré-requisito para uma sub-especialização pode cursar a cirurgia básica, que ainda conta com dois anos de duração – mas o médico recebe apenas um certificado de competência, não o título (este só virá após a conclusão da sub).
Mentoria Para Residência Médica Med360: Tudo Sobre A Mentoria Que Mais Aprova Na Residência Médica
Ou seja, para iniciar a residência em outra área clínica da Medicina, como Cardiologia, Ginecologia ou Endocrinologia, é essencial ter concluído a residência em Clínica médica antes. Mas, com a residência, você já consegue ingressar no mercado com um salário, e também adquirir experiência. Essa união dos dois elementos pode alavancar a sua carreira após o término da residência, permitindo que alcance cargos que ainda não imaginava que seriam possíveis mais rapidamente. Em Maceió, o HGE oferece cinco vagas em Clínica Médica, quatro em Pediatria, quatro em Medicina de Emergência, duas em Neurologia, duas em Ortopedia e Traumatologia, duas em Medicina Física e Reabilitação e uma em Cirurgia Geral. Já o Hospital Metropolitano de Alagoas, conta com duas em Medicina Intensiva, duas em Anestesiologia e duas em Clínica Médica. Contamos também com Internato em Medicina nas especialidades de Ginecologia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Geriatria.
